#14 O que está por trás do ódio contra a maquiagem?
o preconceito contra quem usa maquiagem.
O buraco é bem mais embaixo quando alguém solta um "só usa maquiagem porque é feia" ou "sou bonita natural". O que a sociedade tem contra nós, mulheres, que usamos maquiagem?
A maquiagem não é algo para se ter vergonha de usar. Ela é usada para nos sentirmos bonitas e até mesmo mais autoconfiantes, e isso não significa que temos problemas com a nossa aparência. Eu não uso porque tenho um problema com a aparência, uso porque gosto e me faz bem. Até porque, usar maquiagem é uma escolha pessoal, e se optamos por usar, é porque aquilo nos faz sentir bem. Quem usaria algo que fizesse se sentir mal, não é verdade?
Maquiagem não precisa de ocasião
Não, eu não preciso usá-la apenas quando tiver uma festa ou em ocasiões importantes, porque nós somos quem decidimos se o dia será especial a ponto de usarmos maquiagem.
"Nossa, quem usa vai maquiada para a academia!" Ué, quem disse que eu não posso me arrumar para fazer meu cardio, ir ao mercado, à escola, ao cursinho ou à faculdade? Todas essas ocasiões merecem me ver completamente bonita e diva com meu blush e lip combo.
O verdadeiro incômodo das pessoas
Ninguém usa maquiagem porque é feio. Pelo contrário, usamos para realçar nossos traços e partes que mais gostamos em nosso rosto. Não há nenhum problema em usar maquiagem, então por que as pessoas se incomodam tanto com um batom e um blush?
Se formos analisar os comentários, nunca criticam um corretivo ou uma máscara de cílios. Eles sempre miram o batom, o blush e, claro, as sombras. Vamos ser sinceros: no fundo, as pessoas não odeiam maquiagem, odeiam quando percebem que estamos usando. O aesthetic do "make up no make up" está aí para comprovar meu pensamento – blush em creme, batom na cor exata dos lábios, tudo isso para que os outros não percebam que você está maquiada e para evitar comentários desagradáveis como "prefiro quem é natural". Como se, pelo fato de eu usar um blush e um batom visível, eu me tornasse menos "natural".
A pressão estética sobre as mulheres
Mulheres são constantemente cobradas para aparentarem estar sempre perfeitas: sem linhas de expressão, com cílios grandes e curvados, lábios vermelhos, bochechas coradas, nariz fino. E isso tudo a maquiagem pode nos dar.
Eu decido se quero que as pessoas na rua saibam se estou usando maquiagem ou não. Você quer que minha bochecha esteja corada, mas briga comigo quando me vê passando blush. Você quer que meus lábios sejam maiores, mas diz que estou ridícula quando os contorno com meu lápis.
A verdade é que a mensagem implícita é sempre a mesma: use maquiagem, mas não deixe que os outros percebam que você está usando.
O papel das redes sociais e da mídia
Filtros nas redes sociais que mudam todo o rosto para que pareça perfeito, a cobrança que a mídia impõe sobre as mulheres em relação à aparência, os tabloides maliciosos comentando sobre a estética feminina, fotos usadas para "comprovar" que determinada pessoa não é tão bonita...
As redes sociais ditam que devemos ter a "pele perfeita", que precisamos comprar produtos de skincare, que não podemos ter espinhas, manchas, olheiras. Tudo isso é imposto sobre nós.
Vemos essa pressão exposta até em séries, como Euphoria, com a personagem Cassie:
"Cassie se maquia cuidadosamente, aplicando base, iluminador, delineador, cílios postiços. Cada detalhe é meticulosamente planejado – O problema era que, depois de um tempo, se Cassie saísse de casa sem parecer perfeita, ela entrava em pânico."
Minha experiência com maquiagem
Eu uso maquiagem todos os dias quando vou sair e já recebi comentários como:
"Amiga, você está com muito blush!"
"Por que você usa maquiagem?"
"O glow up veio, hein!"
Os comentários sempre vêm. Eu apenas ignoro os ruins e agradeço os bons.
Eu tenho um espelho em casa e me olho nele todos os dias. Se você me vê na rua maquiada, significa que estou me sentindo bem em sair daquela forma. Gosto de usar blush, contornar meus lábios, passar iluminador. Isso tudo me faz sentir bem e bonita comigo mesma. Eu gosto da minha aparência e gosto ainda mais quando estou maquiada.
A comparação com os homens
Os homens sofrem muito menos comentários em relação à maquiagem. No meio artístico, na música, na moda, eles não enfrentam o mesmo julgamento que as mulheres.
Para eles, basta um corte de cabelo, uma barba feita e um perfume novo para serem elogiados.
Um homem pode até causar um certo estranhamento na sociedade caso use um corretivo para esconder suas olheiras, mas, mesmo assim, isso não se compara ao nível de julgamento que as mulheres enfrentam por não aparentarem "perfeição".
Cabelos brancos e rugas são vistos como algo natural e bonito nos homens. Mas, quando se trata de uma mulher, os comentários mudam, e logo ela é taxada como velha e não tão bonita como quando era jovem.
Isso não significa que os homens não se importam com a própria aparência. Pelo contrário, eles se importam – e muito. Procedimentos estéticos, rotinas de skincare, tudo isso faz parte da busca pela tão invejável "beleza natural". Homens querem parecer bonitos naturalmente, sem que pareça que há maquiagem ali por trás.
Porém, quando uma mulher coloca um batom chamativo, já surgem comentários como: "Nossa, que exagero!"
Por que, quando um homem usa maquiagem, ninguém questiona, mas, quando uma mulher usa, é condenada? Por que eu sou julgada por usar maquiagem e ele não?
Mulheres são condenadas por aparentarem estar maquiadas, como se isso fosse um crime contra a naturalidade.
nossa você disse tudo e mais um pouco
sinto que isso tem relação também com o que é "perfeito" aos olhos masculinos; querem a mulher perfeita com a boca e bochechas coradas, sem olheiras, etc mas querem tudo isso de forma natural, querem uma boneca inflável, um robô
e além disso, a maquiagem sempre foi vista pela sociedade como algo feminino, algo da mulher e a proposta sociedade tende a vilanizar tudo o que é da mulher, enxergam como futilidade
se maquiar é uma arte